Infraestrutura

O Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM) conta com vários laboratórios para auxiliar nos estudos: 

 

 

 

 

 

 

Laboratórios de morfofisiologia humana, de técnicas operatórias, de patologia, de informática, de bioquímica, de agentes patogênicos; Laboratório de técnicas intensivas; Laboratório de habilidades para atividades voltadas à área semiológica; Laboratório de saúde da mulher e da criança.

Além do DEM, contamos com outras unidades onde são realizadas atividades:

Unidades Básicas de Saúde (UBS) desde os primeiros períodos para acompanhamento de consultas junto a preceptores, treinando o método clínico de abordagem ao paciente.

Departamento de Biologia Geral da UFV (ECS), onde são realizadas atividades voltadas para a área biológica, como aulas teóricas e práticas de Histologia no primeiro ano de curso. 

Departamento de Nutrição e Saúde da UFV  (DNS), onde são realizadas atividades voltadas para a área de bioestatística.

Hospitais da rede municipal de Viçosa onde são realizadas atividades de internato e ligas acadêmicas.

Ambulatórios da rede municipal de Viçosa para acompanhamento de consultas voltadas a áreas específicas.

Hospital em Ubá

- Em 2017 foi inaugurado o novo ambulatório da UFV (UAES) para realização de atividades práticas. O local conta com consultórios de clínica médica, saúde da mulher e saúde da criança e  aparelho de ultrassom para realização de pré-natal. 

Fonte: www.dem.ufv.br/

Uma dúvida frequente é quanto ao método de ensino do curso, se segue o modelo tradicional ou não. Desde o primeiro período os alunos têm contato com a prática médica e metodologia de ensino ativa auxiliada por professores em atividades em unidades de saúde e laboratórios. Em 2017 foi introduzido em uma das disciplinas o método PBL, na qual os alunos têm contato com situações clínicas que os incentivam a buscar conhecimento a fim de conseguir respostas aos casos. No entanto a maior parte das disciplinas é ministrada em aulas teóricas expositivas por professores. Seminários são também frequentes, principalmente nas disciplinas Bases Morfofuncionais da Medicina I e II, que englobam anatomia, fisiologia, embriologia e histologia. Confira o projeto pedagógico do curso.

DEM.jpg

Indicadores de qualidade

Conceito Enade, Ranking Universitário Folha, vários são os indicadores de ensino dos cursos de medicina. Entenda melhor como cada um é avaliado e qual a situação do curso de Medicina UFV nos rankings.

Conceito Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O cálculo é feito com base na avaliação de desempenho de estudantes e também leva em conta infraestrutura, corpo docente e recursos didático-pedagógicos dos cursos. Nesses quesitos, a UFV obteve nota 5, conceito máximo. A avaliação é de caráter obrigatório e seu status deve constar no histórico escolar do aluno. É realizada a cada triênio, sendo a última dos cursos de medicina sido realizada em 2016.

Ranking Universitário Folha consiste em avaliação anual das 196 universidades do país com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha em cinco aspectos:

Pesquisa (42%): avalia o total de publicações e citações, publicações por docente, etc.

Ensino (32%):  análise de avaliadores do MEC, número de professores com doutorado/mestrado, nota no Enade, etc.

Mercado (18%): considera a opinião de profissionais de RH consultados pela Datafolha sobre preferências de contratação.

Internacionalização (4%): considera o número de citações internacionais por docente e publicações com autoria internacional.

Inovação (4%): número de patentes pedidas em 10 anos, estudos em parceria da universidade com o setor produtivo.

Nesse ranking a MED UFV ocupa a posição de número 105.

Comissão de Recepção de Calouros

Os alunos da turma 9, veteranos diretos da turma da calouros que ingressará em 2019, são os responsáveis atuais pela Comissão de Calouros MedUFV. Há um perfil no facebook com várias informações importantes e trocas de saberes. Vale a pena conferir!

comissão.jpg
50531561_1776210456011758_79352655733179

Notas de corte Sisu 2018

A Comissão de Calouros MedUFV separou para você um quadro com as notas de corte Sisu 2018 para te ajudar a ter uma ideia de como as coisas podem funcionar esse ano. Você pode conferir mais informações no post deles!

Rede de apoio aos alunos

Alunos da UFV contam com uma rede de apoio para auxiliar na sua qualidade de vida.

- O campus de Viçosa conta com 2 Restaurantes Universitários (RU's) que servem refeições diariamente (almoço, café da tarde e janta), sendo o cardápio acompanhado regularmente por equipe nutricional. O Espaço Multiuso (MU) funciona também no período da manhã servindo café da manhã. As refeições principais (almoço, café da tarde/janta alternativa e janta) custam R$ 1,90 e o café da manhã   R$ 0,95. Mais informações e cardápio através do link http://dac.crp.ufv.br/?page_id=161 .

 

- A Biblioteca Central conta com inúmeros exemplares de livros referência em quantidade satisfatória para te auxiliar nos estudos , não sendo obrigatória a compra de material particular. Há também áreas de estudo individual e em grupo.

  

- O serviço de assistência estudantil oferece auxílios a alunos em situação de vulnerabilidade econômica, como alojamento, auxílio-alimentação e maternidade. Para mais informações, entre em contato.

- A divisão de saúde oferece atendimento médico, odontológico, nutricional, exames laboratoriais, entre outros aos alunos. Consultas são marcadas diariamente a partir das 07:00 por ordem de chegada. 

 

- A divisão psicossocial oferece acompanhamento psicológico, psiquiátrico e de serviço social aos alunos. Consultas são marcadas diariamente a partir das 08:00 por ordem de chegada. 

bbt.jpg
bbt2.jpeg
divisão de saúde.jpg
ru 1.jpeg
ru 2.jpg
psicossocial.jpeg

Sistemas online

Já ouviu falar em sapiens, pvanet ou pergamum? São alguns dos sistemas online que nos auxiliam. 

- Pelo sapiens você pode acompanhar o resultado de suas avaliações, conferir seu horário de aulas e sua senha para utilizar a Biblioteca (BBT) e realizar empréstimo de livros, entre várias outras funcionalidades.

- Através do pvanet os professores disponibilizam planos de estudos, alguns slides de aulas e materiais auxiliares aos estudos.

- O pergamum é o sistema da BBT onde você pode conferir o status de empréstimo de seus livros, seu saldo de multa, conferir os exemplares disponíveis e renovar e realizar novos empréstimos.

- O quimera é a plataforma de email da UFV. Cada aluno tem um email próprio ao qual são direcionados avisos dos professores e da faculdade. É aconselhável checar diariamente.

- O raex é a plataforma de atividades de extensão e cultura. Através dele é possível acessar certificados de alguns projetos de extensão e eventos.